Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 2º andar, E.58
Vila Olímpia – São Paulo – SP | CEP: 04547-00​5
Fone: +55 11 3995-5210​

Ministério da Transparência apresenta proposta de regulamentação do lobby

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) encaminhou nesta terça-feira (16/05), ao Palácio do Planalto, uma minuta de decreto para regulamentação do lobby na esfera do Poder Executivo Federal. Em sua argumentação, o ministro Torquato Jardim defende a representação para a defesa de interesses e direitos como uma atividade que promove o “diálogo multilateral para conhecimento entre as partes num ambiente de tolerância, abarcando as aspirações sociais coletivas que se apresentam à margem do interesse estatal”.

Na minuta do decreto, são reforçados aspectos de transparência no relacionamento na relação público-privado e não cria entraves burocráticos para a execução das atividades de lobby, pontos defendidos pelo IRELGOV.

A proposta da CGU propõe o registro dos pedidos de audiências com os agentes públicos, com a identificação do requerente, o assunto a ser abordado e a identificação de acompanhantes. “Observe-se que um credenciamento não se confunde com um registro cartorial (burocrático) de particulares – o que traria entraves, mas, sim, promover o poder público de informações mínimas para a concessão de audiências”, explicou o ministro no ofício de apresentação da minuta.

A minuta da CGU também veda o recebimento, direta ou indiretamente, de qualquer tipo de presente ou benefício por agentes públicos.

 

Link para o texto da minuta e a exposição de motivos:

http://www.cgu.gov.br/noticias/2017/05/transparencia-encaminha-proposta-de-regulamentacao-do-lobby-no-governo-federal

 

AGENDA