“Faz mais sentido criar mecanismos de auto-regulamentação do que criticar aquele que um governo, eventualmente, apresentar. Quando a iniciativa privada traz um guia como este, é fantástico”, afirma Benny Spiewak, coordenador das atividades de Compliance no Setor de Saúde da L.E.C. – Legal, Ethics & Compliance, em evento de apresentação do Guia de Melhores Práticas da Atividade de Relações Governamentais do IRELGOV, terça-feira (30/09), em São Paulo.
Fernanda Burle, uma das coordenadoras do Guia, conta que a publicação foi uma demanda dos associados. Ela explica que o seu conteúdo tem caráter sugestivo, não são normas vinculantes para o setor.
As recomendações propostas são de conotação geral e devem ser individualizadas para cada profissional, de acordo com as caraterísticas da sua área e procedimentos de atuação. As primeiras discussões sobre a criação do Guia aconteceram em 2015, lembra Kelly Aguilar, presidente do IRELGOV na época.
A ideia inicial era criar um código de conduta, mas ele evoluiu para uma publicação voltada para o cotidiano do profissional de relações governamentais. “Todo o trabalho de produção do guia foi feito de forma voluntária pelos profissionais”, lembra Erik Camarano, que também coordenou o Guia.
Link para download do Guia: https://bit.ly/2nH4X6X
Veja fotos do evento: