A velocidade das mudanças tecnológicas experimentadas pela civilização humana nos últimos anos tem provocado alterações significativas nas relações. Para Leandro Machado, cofundador e sócio da Cause Brasil, essa rapidez desenfreada do mundo eleva as pressões sobre todos e possui capacidade de mudar o mindset de muitos profissionais.
“O que está por trás desse cenário é o impacto da tecnologia. Como isso afeta as formas como consumimos, nos movemos, interagimos? De que forma altera nossa mentalidade?”, lançou as perguntas Leandro Machado. Para ele, isso criou uma estrutura em rede, que aumentou o número de stakeholders, além de torná-los cada vez mais poderosos. “Exigem cada vez mais posicionamento das empresas, que devem fazer muito mais do que negociar produtos e serviços e pagar impostos. É preciso defender causas, demandas da sociedade. No entanto, elas precisam estar em sintonia com as organizações, devem ter aderência aos propósitos”.
Segundo Leandro Machado, o conceito que vem à mente é o de advocacy, um termo ainda em construção, um conjunto de ferramentas reunidas num esforço de longo prazo de ações de comunicação, mobilização e conscientização, que demandam mais planejamento do que atuação tática. A partir de um tema que possua conexão com a empresa, o advocacy ajuda a planejar melhor. “A estratégia pode ser definida em 10 etapas: selecionar os atores, definir os objetivos, mapear os stakeholders tomadores de decisão, quais são seus interesses, quem são os opositores e obstáculos, inventariar os pontos fortes de sua organização, buscar parceiros que contribuam com seu planejamento, estabelecer metas, indicadores e resultados e pensar estrategicamente”.