por Sheila Guebara (Diretora de Assuntos Corporativos da Mars)
Os pets já não são mais apenas companhias para as famílias, eles fazem parte da própria família. Essa é uma questão sempre levada muito a sério pela Mars que busca, por meio do programa Better Cities for Pets, construir um Mundo Melhor para os Pets, viabilizando a convivência ainda mais próxima entre pessoas e animais de estimação para que possam aproveitar ao máximo os benefícios desta relação. O programa também contribui diretamente para o compromisso da empresa de combater o abandono animal e atua em quatro pilares – Lares, Abrigos, Negócios e Parques – fornecendo ferramentas de avaliação e materiais de apoio para cidades e estabelecimentos que desejam se tornar pet friendly.
Uma das ações do programa Better Cities foi a parceria firmada com o ALL – Accor Live Limitless para ampliar a oferta pet friendly em mais de 300 hotéis da empresa em todo Brasil a partir de uma nova política aplicada nos hotéis, que foi implementada a partir de consultorias e avaliações realizadas pela equipe da Mars e pelo Guia Pet Friendly, coordenado pela jornalista Cris Berger – especialista do segmento – em algumas das principais unidades da rede, pensando na jornada da família que se hospeda com pet e sempre visando mais conforto e comodidade.
Alguns destaques da nova implementação estão na aceitação também de gatos, identificação de todas as áreas pet friendly nas comunicações dos hotéis e preparação dos colaboradores para receptividade do pet e de suas famílias. Os pets acomodados nos hotéis da rede receberão um kit de boas-vindas – com caminha, comedouro e bebedouro – para utilizar apenas durante a estadia, sendo possível levar para casa por valor determinado por cada unidade da rede. Sempre pensando em construir ambientes em que pets e tutores sejam felizes e bem-vindos.
Outra ação do Better Cities For Pets ocorre em Mogi Mirim (SP), cidade em que a empresa está há 25 anos e emprega mais de 700 pessoas em sua fábrica, para implementar o programa e tornar a cidade a mais pet friendly do Brasil.
Com o intuito de movimentar essa ação, a companhia, também em parceria com a jornalista Cris Berger, ofereceu a capacitação de 150 estabelecimentos locais para se tornarem espaços mais amigáveis aos pets. Além disso, outras ações foram desenvolvidas para mobilizar a comunidade em geral, como promover conscientização nas escolas e apoiar as ONGs locais. O projeto atua de acordo com quatro pilares nos quais se incluem:
– Abrigos: combate ao abandono animal, encorajando a adoção responsável e campanhas de controle populacional, além de apoiar o Centro do Bem Estar Animal, ONG da região. O projeto reforça o auxílio em doações de alimentos, treinamentos e implementação de boas práticas nos estabelecimentos.
– Lares: incentivar ações de conscientização por meio de capacitação nas escolas e informações sobre os cuidados com os pets para a população em geral
– Parques: implementação de etiqueta pet e inclusão de espaços públicos em que pets sejam aceitos, além de promover eventos de adoção para estimular a guarda responsável.
– Negócios: capacitação dos estabelecimentos das áreas de hotelaria, bares e restaurantes por meio da Universidade PetFriendly.
O programa Better Cities for Pets visa construir locais em que pets e tutores tenham liberdade e sejam bem-vindos nos mais diferentes espaços – e esta é mais uma representação de um dos nossos cinco princípios (qualidade, responsabilidade, mutualidade, eficiência e liberdade), além de traduzir os nossos propósitos como uma companhia de mais de 100 anos comprometida em tornar o Mundo Melhor para os Pets.