Por Ligia Pimentel (Diretora de Assuntos Governamentais América Latina da Varian Medical Systems)
Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou o maior desafio social e econômico desde a Segunda Guerra mundial. A pandemia de Covid-19 expôs as fragilidades dos sistemas globais em que vivemos, evidenciando as desigualdades sociais e os vazios assistenciais existentes nas sociedades globais.
Para enfrentar a crise do Covid-19, temos a urgência de obter o compromisso de reformular propósitos, ações e prioridades de líderes de cada setor, governo, empresas e sociedade civil.
As empresas têm a oportunidade de realizar um “reset, concentrando em fazer o que é melhor para seus colaboradores, clientes, comunidades e o meio ambiente. Definir e fortalecer seu propósito, engajando os stakeholders – acionistas, funcionários, clientes, fornecedores, comunidades locais e a sociedade em geral, na criação de valor compartilhado e sustentável”.
O propósito da empresa precisa estar embutido em tudo que se faz, criando valor a longo prazo para clientes, pessoas e sociedade. Contudo, para harmonizar os interesses divergentes, é preciso um compromisso de todos os níveis da organização, que terá que tomar a difícil decisão de priorizar investimentos de retorno rápido por investimentos a longo prazo.
O foco em investimentos a longo prazo facilita o desenvolvimento de métricas, que demonstram como a estratégia traz crescimento consistente, forte retorno aos acionistas e aumenta a confiança entre clientes e empregados.
À medida que as organizações mudam para se tornarem orientadas por propósitos, o mesmo acontece com a definição e a compreensão de valor de longo prazo.
Uma empresa da área da saúde tem como propósito melhorar a qualidade de vida da população e ajudar a sociedade a diminuir os vazios assistenciais ao cuidado ao cidadão. A orientação aqui é o paciente como centro trazendo acesso ao cuidado e à saúde.
Para cumprir seu propósito, é preciso que essa empresa compreenda o impacto de suas decisões e ações para seu paciente e a sociedade, tenha uma compreensão holística de todos os stakeholders interessados direta e indiretamente e como isso afeta o negócio.
Conhecer a jornada do paciente e todos os stakeholders envolvidos, compreender sua dor, identificando os gargalos, fraquezas e fortalezas, e como eles impactam paciente e negócio. Esse conhecimento ajudará a empresa a validar a saída para um problema e a cumprir com seu propósito.
Contudo, conhecer todos os problemas que afetam o paciente direta e indiretamente é um processo contínuo e, para ser mais efetivo, é preciso envolver-se em todos os níveis da tomada de decisão, desde conhecer as dores, dificuldades e limitações do sistema de saúde, até a prioridade na política pública de saúde.
Conhecer os determinantes sociais em saúde, na política e na medicina, ajuda a empresa a focar no que é importante para o paciente e o business.
O engajamento multi-stakeholder é preponderante para entender as principais preocupações dos interessados e o impacto da empresa sobre eles, bem como traçar metas futuras. O envolvimento das empresas de saúde com multi-stakeholder, seja com associações de pacientes, associações médicas, associações setoriais, órgãos de governo, academia, legislativo, órgãos internacionais, é vital para orientar e priorizar o valor a longo prazo.
O envolvimento eficaz entre as partes interessadas deve assegurar um processo robusto para identificar e selecionar as partes interessadas relevantes e proativamente engajar em ações de valor e com uma frequência e consistência para fortalecer a responsabilidade pelo valor sustentável, promovendo a confiança na empresa.
Isso muda a compreensão de sustentabilidade para além de doações monetárias (filantropia corporativa), voluntariado (CSR) ou conformidade ambiental para iniciativas totalmente integradas e entregues por meio do negócio principal.
As principais organizações orientadas por valor dão vida ao seu propósito, alinhando sua liderança, criando oportunidades para os funcionários se envolverem em sua jornada de propósito e tornando o propósito central na forma como eles envolvem os clientes.
Subjacente a todas essas etapas está o compromisso de ancorar sua estratégia ao propósito para amparar decisões de negócios reais.
A sociedade está mais bem servida se as empresas alinharem seus objetivos para servir os objetivos da sociedade.