Criada em 2005, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) tem uma longa história de intermediação entre governo e setor produtivo. Ao longo dos seus 18 anos de existência, a agência promoveu, além de projetos de incentivo à transformação digital e à inovação, debates institucionais focados na qualificação de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento industrial – atualmente, com foco nas economias verde e digital.
Um dos destaques é nossa atuação como hub entre os diversos setores da cadeia produtiva. Ao elaborarmos metas e indicadores, promovemos a conexão necessária entre os diferentes setores, sempre tendo como meta a geração de resultados favoráveis à economia brasileira.
Adicionalmente, contamos com arranjos institucionais que reúnem governos e setor privado em torno de uma agenda comum em temas tão diversos como defesa nacional, bioeconomia,
saneamento e Indústria 4.0.
Entre nossas metas principais estão os estímulos à inovação no setor produtivo por meio da transformação digital, da adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios, ações consideradas determinantes para a consolidação da Indústria 4.0. Fomentamos a disseminação e o crescente uso de tecnologias 4.0 por meio de parcerias com entes públicos e privados, o que inclui prefeituras, universidades e institutos de inovação.
É importante destacar que a complexidade dos relacionamentos institucionais se multiplica proporcionalmente ao aumento dos segmentos envolvidos. Promover essa articulação com habilidade e capacidade de mobilização dos diferentes setores envolvidos em processos de cooperação requer, assim, expertise e capacidade de trânsito entre as especificidades de cada ator.
Em função desse cenário e dos desafios impostos pelas novas tecnologias e pela necessária e crescente adequação do Brasil às economias verde e digital, a manutenção da saúde institucional da ABDI em seu mais elevado nível é imprescindível para que a agência seja capaz de responder às demandas do setor produtivo. Desta forma, mantém-se atuante no atendimento a diretrizes propostas ao mesmo tempo em que consolida a sua base de conhecimento, fortalecendo-se, assim, como importante referência para os setores com os quais se relaciona.