Na abertura do evento, o presidente do IRELGOV, Jorge Lima, ressaltou o fato de ser o primeiro encontro do instituto em Brasília: “É um dia especial, um marco. O IRELGOV, em seus nove anos, conseguiu congregar uma comunidade de profissionais altamente qualificados, dedicados e comprometidos com a boa prática da nossa profissão. Temos muitos desafios, interagimos com o poder público em diversas esferas e, para nós, é muito importante nos posicionarmos como um think tank.”
Já a diretora-executiva do instituto, Lara Gurgel, lembrou um ponto que já tinha abordado no congresso no ano passado, mas que considera ainda muito relevante reforçar: “É fundamental a participação de vocês no IRELGOV. Só assim o instituto continuará crescendo e se transformando no think tank que desejamos. Isso vai tornar nosso debate mais plural.”
Lara Gurgel falou sobre o papel do IRELGOV na agenda de inclusão. “Temos que reforçar nossa atuação junto ao ‘Mulheres em RelGov’, ao ‘Pretas e Pretos em RelGov’ e a representantes da comunidade LGBTQIAP+, para entender o que eles estão buscando, para que possamos, de fato, desenvolver produtos e serviços inclusivos. No segundo semestre, vamos renovar nosso formulário de adesão para conhecermos melhor todos vocês.”