A consciência sustentável chegou ao consumidor? “Não de forma homogênea”, afirmou a head de Relações Institucionais e Governamentais da Di Blasi, Parente e Associados, Maria Eduarda Callai Negri, presente no último lightning talk do encontro.
Se, por um lado, o tema da sustentabilidade já faz parte da realidade das empresas, em muitos casos elas são estimuladas pela obrigatoriedade de entregar relatórios ao mercado. Para isso, adotam políticas, contratam assessorias e, mais importante, definem metas. “Mas esse é um movimento que vai além.
A geração Z é um mercado consumidor que cresce diariamente, utilizando redes sociais para falar sobre marcas e produtos, trazendo a agenda ambiental para o centro do debate. Para ela, as inovações têm que vir acompanhadas de sustentabilidade. Hoje, quando um produto é lançado, precisa estar junto a uma ‘agenda verde’”, explicou a executiva .
Segundo Negri, como profissionais de RelGov, é importante perceber onde e como ajudar as empresas a ficarem atentas a essas tendências. No mundo atual, comprar depende de um clique em uma tela, mas o que é feito das embalagens? E dos plásticos de uso único? “De 2018 a 2023, a circularidade da economia mundial caiu de 9% para 7% do total de insumos materiais.
Além disso, houve aumento da extração de matéria prima. Em alguns casos, existe um alto custo para reciclar materiais, assim como questões regulatórias complexas. Os profissionais de public affairs têm o dever de educar a sociedade e levar esses temas para o debate. Essa é a nossa responsabilidade.”