Quais estratégias as empresas devem usar em sua relação com a mídia? Como escolher as ferramentas de comunicação adequadas para maximizar resultados junto à sociedade e a stakeholders? Essas e outras questões foram objeto do webinar “Mídia e Relações Governamentais”, promovido pelo IRELGOV nesta quinta-feira, dia 19, com moderação de Gisela Antakly Martinez, proprietária da Antakly Public Affairs e conselheira de Comunicação do instituto, e participação da convidada Mariana Orsini, diretora de Relações Institucionais na DOW.
Gisela Martinez ressaltou que uma das principais caraterísticas dos profissionais de relações governamentais é a capacidade de adaptação. “Temos que entender as mudanças e fazer movimentações rápidas para que enfrentar as contínuas mudanças de cenários”, afirmou. Segundo ela, essa lógica se aplica ao universo da mídia, que vem apresentando significativas alterações nos últimos anos. “Até recentemente, a mídia se limitava aos meios de comunicação tradicionais, como jornais, TVs e rádios. Hoje, o conceito vai muito além disso, com uma multiplicidade de canais”.
A diretora de Relações Institucionais na DOW, Mariana Orsini, concorda com Gisela que as mídias sociais ganharam força nos últimos 20 anos, criando novos espaços. “Hoje até uma audiência pública pode funcionar como espaço de comunicação. Recentemente participamos de uma audiência graças à qual conseguimos debater por quatro horas os desafios e riscos da utilização dos plásticos”.
A proprietária da Antakly Public Affairs lembra que as empresas de mídia estão passando por crises financeiras muito grandes, que afetam sua credibilidade. “Pode ser que a mídia nunca volte a ser como foi no passado, inclusive fazendo jornalismo investigativo. Aparentemente o branding content veio para ficar. O jeito será fazê-lo da forma mais transparente possível”.