Quais as formas de participação da sociedade nas decisões do governo? Como é expressa a vontade popular? Esse é o tema do livro “O Povo no Poder”, mais recente obra da editora Diálogos, do IRELGOV. O objetivo é contribuir para democratizar as ferramentas de atuação, dar ampla comunicação às iniciativas e incrementar a transparência sobre as ações de influência da iniciativa privada junto ao poder público.
Organizado por Ângela Oliveira, Julia Vianna e Mariana Chaimovich, o livro traz discussões, reflexões e exemplos de como a sociedade civil organizada tem buscado criar e ocupar seus próprios espaços. Advogados, cientistas políticos, professores, pesquisadores e profissionais de relações governamentais se debruçaram sobre o tema e apresentaram estudos de casos que ilustram as soluções encontradas pelos mais diversos segmentos para que se façam ouvidos.
O leitor encontrará relatos sobre a atuação do terceiro setor em defesa de suas causas; também verá exemplos concretos de ocupação de espaços públicos de decisão pela sociedade civil organizada, como no caso de um grupo de mulheres, mães e advogadas, que uniu esforços e mobilizou grupos de pressão em torno da criação de regulamentação para a rotulagem de alimentos alergênicos no Brasil. Em outro texto é descrita a atuação de uma associação setorial patronal do segmento hospitalar em seu processo de mapeamento, consolidação e análise de contribuições de dezenas de partes interessadas para a elaboração de propostas para melhoria do sistema de saúde pública no estado.
O título está disponível na versão e-book, na Amazon, e na plataforma GooglePlay Livros.
Adquira já o seu nos sites abaixo:
Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/B0CGYHNDS3
GooglePlay Livros: https://play.google.com/store/books/details?id=4fvTEAAAQBAJ&pli=1