Manter um canal permanente de interlocução com os poderes públicos, no sentido de ajudar na formulação de políticas, é mais do que um direito legítimo; é dever do setor privado.
Essa é a opinião do diretor-superintendente da Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria, Antônio Marcos Umbelino Lôbo, responsável pelo segundo lightning talk do Encontro IRELGOV 2023 – “O papel da atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) na consolidação do regime democrático”.
“A democracia moderna, além de representativa, é também participativa, vemos claramente na Constituição de 1988, que estabeleceu os primeiros mecanismos de um novo modo de participação da sociedade nas decisões estatais, por meio de audiências e consultas públicas”, explicou.
Umbelino Lôbo ressaltou que uma das primeiras medidas do atual governo foi colocar em todos os gabinetes e ministérios uma assessoria especial de participação social, além de criar um Conselho Nacional de Participação Social. “Como profissionais de RIG, temos a incumbência de explicar para nossos dirigentes a importância dessa participação.”
Ele considera que, para conseguir a alteração de uma política pública, são necessárias três qualidades básicas – consistência, persistência e paciência. “Mas também é importante que os pleitos signifiquem um benefício maior para a sociedade. Democracia dá trabalho, demanda muita conversa e preparação. Nosso papel é ajudar a transformar o cidadão brasileiro de um mero espectador em um ativo agente de mudança.”