Finalizado em 2022 com apoio de seus associados e associadas, o Planejamento Estratégico do IRELGOV para o quinquênio 2022-2026 definiu seis objetivos estratégicos e 20 resultados-chave para transformar e consolidar o instituto em um think tank robusto de relações governamentais.
Segundo John Wooden, grande treinador de basquete norte-americano, “a implementação bem-sucedida de um plano é tão importante quanto a qualidade do plano em si”. É por esta razão que o Conselho Deliberativo do IRELGOV e a Diretoria Executiva estão trabalhando para transformar o planejamento estratégico em realidade.
A atual gestão vem focando suas ações em quatro eixos centrais que, juntos, produzem resultados importantes para o IRELGOV: (i) produção de conhecimento, (ii) oportunidades de relacionamento, (iii) melhorias de gestão, e (iv) expansão da base associativa e relacionamento institucional. Com uma configuração singular e complexa, o think tank de base associativa precisa encontrar equilíbrio entre suas prioridades. A atuação nos quatro eixos possibilita que o IRELGOV se estruture internamente para ampliar sua produção e difusão de conhecimento e, ao mesmo tempo, gerar novas oportunidades para a base de associados(as).
O primeiro semestre de 2023 já apresentou resultados positivos ao IRELGOV, desde melhorias das estruturas organizacionais, por meio da contratação da Diretoria Executiva permanente, até os 350 inscritos nos webinars sobre os temas da Agenda de Relações Governamentais e Políticas Públicas, e os mais de 360 participantes e 31 palestrantes que acompanharam, virtualmente e presencialmente, o Encontro IRELGOV 2023. Todas as nossas ações atraíram 40 novos associados para o instituto.
Já para o segundo semestre, estão previstas novas ações de relacionamento nas cidades de Brasília e São Paulo, uma Missão Internacional a Washington, D.C, seis novos webinars para geração de conteúdo e reuniões mensais dos grupos de trabalho sobre “Tecnologia e digitalização das relações governamentais”, “Estratégias nas relações com governos subnacionais” e “Diversidade e inclusão nas relações governamentais”.
Novas ações de caráter interno também serão concluídas e entregues para que o IRELGOV siga crescendo e atraindo novos(as) associados(as). Muitas delas estão relacionadas às ações de caráter estruturante do planejamento estratégico, como Plano de Vendas, Mapa de Stakeholders, Código de Ética e Plano de Parcerias, entre outros. São mais de 30 associados(as) trabalhando de maneira voluntária para que o IRELGOV possa crescer e realizar as entregas de seu planejamento estratégico.
Mais do que isso, o IRELGOV quer trabalhar de forma ativa com outras redes, associações e instituições de ensino para que possamos gerar um ambiente mais diverso e inclusivo para os profissionais de relações governamentais. Para começar, queremos entender exatamente quem são as pessoas que formam o IRELGOV.
Estamos em um esforço contínuo para planejar, implementar, monitorar e reportar nossos resultados de maneira transparente. Para isso, queremos ouvir cada vez mais nossos(as) associados(as) e todos(as) aqueles que contribuem, de forma direta e indireta, para o amadurecimento de nossa democracia.