2
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
Expediente #04 – Dezembro - 2022
DIÁLOGOS IRELGOV é uma publicação
do Instituto de Relações Governamentais
(IRELGOV) - Rua Dr. Renato Paes de Barros
n° 33 - Sl. 151 - Itaim Bibi | São Paulo - SP
CEP: 04530-904
Fones: +55 11 99157-0920 / 11 98536-0012
E-mail: irelgov@irelgov.com.br
Conselho Deliberativo
Jorge Lima - Presidente
Anna Paula Losi - Vice-presidente
Carlos Lima – Conselheiro Administrativo e
Financeiro
Verônica Hoe Lopes – Conselheira Projeto
de Negócios
Diego Zancan Bonomo – Conselheiro
Planejamento Estratégico
Denilde Holzhacker – Conselheira
Conteúdos
Wagner Parente Filho – Conselheiro Jurídico
Gisela Martinez – Conselheira Comunicação
Paulo Homem – Conselheiro Parcerias
Silvia de Toledo Fagnani – Conselheira
Relacionamento com Clientes
Diretor de Comunicação
Thomaz D’Addio
Coordenação Editorial
Gisela Antakly Martinez
Thomaz D’Addio
A revista Diálogos IRELGOV é editada pela
Arteiras Comunicação
Rua Conde de Baependi, 39/ 502 – Flamengo
Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22231-140
Tel: (21) 99913 4464
E-mail: irelgov@arteiras.com.br
Jornalista Responsável
Luiza Paula Sampaio (MTb 17.043)
Colaboraram nesta edição
Anita Cardoso, Beatriz Gagliardo, Caroline
Frassão, Diego Bonomo, Fernanda Arbex,
Fernando de Moraes, Frederico de Oliveira,
Giuliana Franco, Gustavo Carneiro, Iolanda
Vieira, Julia Vianna, Lorrayne Rosa, Maria
Eduarda Negri, Mariana Castro, Mariana
Chaimovich, Mariana Orsini, Paula Bernardes,
Patrícia Coelho, Sarah Bonadio, Simone
Mayara, Tacyra Valois e Yara Haquim
Suporte
Márcia Rosa
Patricia Coelho
Copyright © IRELGOV 2022 – Permitida a
reprodução desde que citada a fonte.
Chegamos à última edição da revista Diálogos de 2022. Neste número temos
           
          
            

Seguimos com matéria que aborda as mudanças que a pandemia de Covid-19

      
nas formas de conduzirmos as atividades. Há lados positivos e negativos
            
adaptabilidade a novos formatos de relacionamento e engajamento.
Ainda neste número trazemos um detalhado raio X do Planejamento Estratégico
do IRELGOV, realizado de forma minuciosa, e um texto sobre a regulamentação
do lobby
o Senado.
Boa leitura!
Gisela Martinez e Thomaz D’Addio
EDITORIAL
Nesta edição
03
05
15
21
Editora Diálogos publicará novo livro em
2023
O olho no olho ainda vale, mas...
A diligente arte de planejar
RADAR
MATÉRIA
ENTREVISTA
Editorial
2
Regulamentação
do lobby: chegou
a hora? 24
Lobby da Inclusão
Social, quem se
importa? 27
A comunicação como
ferramenta para
engajamento
e advocacy
em 2023
30
Relações governamentais
na saúde: ação
política em defesa
de direitos 32
Fala, associad@! 34
Novos associados 37
O lobby nosso de cada dia
CAPA
3
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
     
do IRELGOV esteve dedicado à seleção de
propostas de artigos referentes ao edital “O
povo no poder: quando a sociedade ocupa seu
lugar de fala”.
A obra vai abordar temáticas relacionadas à
participação do terceiro setor na elaboração
      
subnacional, além de debater as diversas
      
e os tomadores de decisão em particular, seja
por meio do lobby direto ou de atividades de
advocacy, pelas redes sociais ou por outros
meios de comunicação. Os autores selecionados
deverão enviar seus artigos até a primeira
quinzena de dezembro.
Em seguida, será feito o processo de avaliação
dos artigos pelo Comitê e, após o retorno dos
autores, a editoração. Sob a liderança da diretora
da editora Diálogos, Mariana Chaimovich, a
previsão é que o livro seja produzido e lançado
no primeiro semestre de 2023.

do advocacy do terceiro setor nas redes sociais
na defesa dos direitos políticos das mulheres”;
“Direito à informação da população com alergia
alimentar; “Ampliação do acesso sustentável da
população à saúde”; “Atividades que transitam
do Terceiro Setor aos Negócios Sociais”; e
Advocacy em tempos de pandemia, e a atuação
durante o período de deliberações remotas”.
RADAR
Editora Diálogos publicará novo livro
em 2023
Desaos da pessoa preta em relgov
O IRELGOV realizou, no dia 21 de
novembro, em parceria com o coletivo
Pretas e Pretos em RelGov, o evento
    
da pessoa negra no mercado de relgov,
com mediação do conselheiro Carlos Lima
e participação de Aline da Silva Pereira,
Josiara Diniz e Rafael Oliveira.
O encontro reuniu associados e parceiros
     
em Brasília. Na ocasião foram debatidas
    
pretas no mercado de trabalho e
alternativas para superá-las.
4
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
RADAR
O TransformaGov, podcast do IRELGOV
disponível em todas as plataformas, terá
uma nova temporada com lançamento em
dezembro deste ano.
Em parceria com a Escola Superior de
Propaganda e Marketing (ESPM) e o
JOTA, os novos episódios abordarão os
desdobramentos das eleições deste ano do
ponto de vista de especialistas em relações
governamentais. Os entrevistados falarão

de relgov com novos players, stakeholders
e políticos na presidência, no Congresso
Nacional e nos estados.
Clique aqui para seguir e ouvir o podcast.
Podcast TransformaGov lança nova
temporada em dezembro
O IRELGOV acaba de anunciar
Julia Vianna Rocha como a nova
diretora de Ações Sociais. Julia
é cientista política formada pela
UnB - Universidade de Brasília e
especialista em Direito Regula
-
tório pelo IDP – Instituto Brasi-
liense de Direito Público.
Atuando há 15 anos na área de
relações governamentais, iniciou
sua carreira como assessora em
uma consultoria política e atuou
em empresas de setores alta
-
mente regulados, como tabaco,
logística, alimentos e energia.
Atualmente é Especialista em
Relações Governamentais na
Shell Brasil. Baiana morando em
Brasília há mais de 20 anos, acre
-
dita que compartilhar conheci-
mento e democratizar o acesso
a ferramentas de relações go
-
vernamentais faz parte do papel

contribui para a melhoria da re
-
putação da área.
IRELGOV anuncia Julia Vianna Rocha
como diretora de Ações Sociais
Grupos movimentados no aplicativo de tro-
ca de mensagens, caixas de e-mails repletas,
podcasts, notícias, minutas, pautas, diário
       
que traz notícias. Um expresso ajuda a pen
-
sar nos projetos que estão na ordem do dia.
Será que será aprovado hoje? Qual o tema
das comissões? Essas são preocupações diá
-

      
Por que optaram e como ingressaram na car
-
reira? Quais suas motivações e rotina?
O que me interessa nessa área é a inter
-
     
dos processos”, revela Caroline Frassão, só
-
cia e diretora de Relações Institucionais e
Governamentais na consultoria estratégica
Ryto Public aairs. “Minha carreira na área
começou por acaso: participei de um proces
-
so seletivo genérico na Rhodia (atual Solvay,
empresa de grande porte do setor químico),
e o RH, em conjunto com a gerente da área
     
que fariam sentido na área de relações go
-
vernamentais. Isso me permite caminhar por
entre temas complexos e amarrá-los de ma
-

O lobby nosso de cada dia
CAPA
5
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
Caroline Frassão
Sócia e diretora de Relações Institucionais e Governamentais
na consultoria estratégica Ryto Public aairs
O que me interessa nessa área é a
interdisciplinaridade das questões e a
dinâmica dos processos”
Caroline Frassão
6
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
Outra que começou por acaso na área
foi Fernanda Arbex, sócia proprietária da
FPArbex Consultoria. Até 2003 atuava como
advogada tributarista e na área de defesa
concorrencial e nem pensava em trabalhar
em uma empresa de consultoria em relações
governamentais. Foi quando aceitou o con
-
vite para se tornar sócia na Patri Políticas
Públicas e traduzir para os clientes as dis
-
cussões técnicas da Reforma Tributária que
estava em discussão à época. “Mergulhei de
cabeça sem saber ao certo o que acontece
-
ria. Hoje, quase 20 anos depois e agora em
meu próprio escritório, o que me motiva é a
efetiva participação na formulação das polí
-
ticas públicas. As análises jurídicas, adminis-
trativas e do processo decisório continuam a
fazer parte do meu dia a dia”.
Mariana Castro, sócia-diretora da Vector
Relações Governamentais, destaca a opor-
tunidade que a carreira proporciona de lidar
com diversos temas de forma transversal,
desde a política pública em si até a gestão
de um negócio. “Brinco sempre que os inter
-
nacionalistas são especialistas em generali-
dades e é assim que me vejo. Me fascina a
arte de improvisar e resolver problemas que
muitas vezes nem sabemos que existem, uti
-

ciência política, economia e análise de risco,
entre outros”.
Para o engenheiro agrônomo com especia
-
lizações em direito ambiental, economia e
relações governamentais Gustavo Carneiro,
que trabalha no Instituto Pensar Agropecu
-
      
com o aperfeiçoamento do arcabouço legal
brasileiro na área agro. “Comecei como téc
-
nico da Frente Parlamentar Agropecuária e
CAPA
Fernanda Arbex
Sócia proprietária da FPArbex Consultoria
Mariana Castro
Sócia-diretora da Vector Relações Governamentais
Me fascina a arte de improvisar e
resolver problemas que muitas vezes
nem sabemos que existem, utilizando
ferramentas de solução de conflitos,
ciência política, economia e análise de
risco, entre outros
Mariana Castro
7
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
CAPA
-
nho de família com tradição política, então
sempre gostei do tema”.
A possibilidade de construir caminhos a
partir do diálogo foi o que levou Mariana
Orsini para a área. A hoje diretora de
Relações Governamentais da Dow Brasil
conta que sempre admirou a diplomacia e a
atividade de relações internacionais lhe deu
a oportunidade de pensar esse universo.
“No início da minha carreira trabalhei na Pre
-
feitura de São Paulo e no Governo do Estado
de São Paulo e isso me mostrou que a cons
-
trução de diálogos entre público e privado
era um grande motor do desenvolvimento.
Na Dow tenho a oportunidade de trabalhar
com temas que são muito importantes para
nossa sociedade, como economia circular,
mudanças climáticas, agenda ESG e lideran
-
ça setorial.
Hoje, me motiva reconhecer que o diálogo é
o melhor caminho para crescermos – como

muito privilegiada pela posição que nossa

Para executar da melhor forma possível as
     
-
ções governamentais, é preciso estar muni-
ciado da maior quantidade possível de in-
formações de qualidade para que sirvam de
base para a tomada de decisões. Se até há
alguns anos as informações circulavam no
que é chamado de mídia tradicional – jornais
impressos, TV e rádio – as duas últimas dé
-
cadas viram a explosão de sites noticiosos e,
mais recentemente, de mídias sociais. Isso
trouxe as vantagens da velocidade quase

também os riscos de informações mal apura
-
das ou até mesmo intencionalmente falsas.
O cuidado com a qualidade das informações
está sempre presente quando a sócia-dire-
tora da Vector Relações Governamentais,
Mariana Castro, entra em contato com notí
-
cias. Segundo ela, a informação vem de to-
dos os lados e é preciso, a todo momento,
       
conjecturas.
“Faço uma leitura rápida das principais man
-
chetes dos jornais impressos nas suas ver-
sões online, checo os informes produzidos
pela consultoria das publicações dos Diários

-
des e pautas. Durante o dia, o acompanha-
mento pelos grupos de Whatsapp é inten-
so, pois estou presente em diversos fóruns
onde circulam muitas informações. No carro,

Em casa, deixo a TV na CNN, mesmo que em
silêncio, para ir acompanhando as chamadas.
Além de, quando vou fazer compras ou estou
em casa, tento colocar em algum podcast do
qual possa aproveitar o conteúdo”.
Podcasts também estão entre as mídias pre
-
feridas de Marina Orsini, diretora da Dow
Brasil. “São uma opção muito atraente de
notícias e análises e alguns que ouço regular
-
Mariana Orsini
Diretora de Relações Governamentais da Dow Brasil
8
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
CAPA
mente”, diz ela, que também lê os principais

como sustentabilidade, economia circular e
mudanças climáticas. “Também ouço rádio e
assisto a telejornais para ter uma visão dos
temas que entraram na pauta – mas tento
fazer de forma equilibrada, para também
não ter excesso de estímulo”, revela.
As mídias digitais também são a escolha de
Caroline Frassão, que precisa estar a par de
tudo o que acontece nos três locais onde
atua. “Costumo me informar mais por mí
-
dias digitais, na primeira hora do dia, quan-
do faço um giro nos principais jornais como
Valor Econômico, Estadão e Folha de São
Paulo, no Brasil; na França, Le Figaro,
Le Monde, Les Echos e em Luxemburgo,
onde moro, RTL e Luxemburger Wort”.
Já Gustavo Carneiro acompanha sempre as
mídias sociais de parlamentares e autorida
-
-
des aliadas nesse esforço para estar sempre
bem-informado. “Acompanho também as
mídias tradicionais, especialmente as colu
-
-
nal com foco na política é Yara Haquim, coor-
denadora Institucional do deputado federal
Paulo Ganime, que diz que usa todos os ca
-
nais possíveis. “Inclusive a “rádio corredor”,
que costuma trazer informações antes que
se tornem notícia ou ajudam a sentir o ter
-
mômetro de cada assunto antes que entre
em pauta”.
A irrupção da Covid-19 transformou a reali-
-
ção do home oce, viabilizada por redes de
internet domésticas com boa velocidade e
aplicativos de reuniões online. No entanto,
       
das restrições, a pergunta se impõe: o home
oce
Simone Mayara, sócia na Think Brasil
Diplomacia Corporativa, atualmente traba-
lha full time em home oce. Segundo ela, a
maior vantagem desse modelo é a organiza
-
ção do dia de forma a conciliar as muitas ta-
refas cotidianas a outras atividades ligadas
à saúde e ao lazer. “No entanto, é preciso
separar muito bem o ambiente caseiro do
espaço de trabalho”.
No caso de Caroline Frassão, somente o
home oce proporciona condições para
que ela atue em três países – Brasil, França
e Luxemburgo – simultaneamente. “É pos
-
sível criar estratégias e realizar diversas
reuniões por vídeo nesse contexto, mas a
atividade ainda pede um “olho no olho” pe
-
Yara Haquim
Coordenadora Institucional do deputado
federal Paulo Ganime
Podcasts são uma opção muito atraente
de notícias e análises e alguns ouço
regularmente
Mariana Orsini
9
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
CAPA
riódico. Acredito que o ser humano ainda
precisa desse contato presencial para criar
empatia e ser lembrado. Nesse sentido, me
organizo para realizar atividades presenciais
regularmente”.
Talvez por isso um dos modelos mais usa
-
dos seja o híbrido. “Gosto do home oce por
ter mais liberdade de horário”, diz Lorrayne
Rosa, gerente de Assuntos Institucionais da
Abrasce (Associação Brasileira de Shopping
Centers). “Mas acho importante pelo menos
uma vez na semana estar no escritório para
resolver demandas mais administrativas. Por
isso meu modelo de trabalho é o híbrido”.
Essa também é a opção de Mariana Castro,
sócia-diretora da Vector Relações Governa
-
mentais, que acredita que o sistema permite
aproveitar o melhor do home oce, como a
otimização do tempo entre trabalho e famí
-
lia, e ainda assim ter momentos presenciais
com o time no escritório e nas reuniões com
o Poder Público.
Fernanda Arbex concorda: “As vantagens do
regime híbrido são a maleabilidade para tra
-
balhar de onde estiver, o que me possibilitou
ser e estar mais presente nas rotinas diárias

pouco de perda de velocidade de comunica
-
ção com a equipe e de resposta aos clientes.
Trabalho presencialmente todos os dias pela
manhã e três tardes de forma remota”.
Mariana Orsini, da Dow Brasil, acredita que

-
são, pois é preciso estar em movimento
para se conectar com as políticas públicas e
eventualmente estar no escritório, manter o
contato com os negócios e a estratégia da
empresa. Há momentos em que precisamos
estudar legislações, acompanhar os movi
-
mentos da política e produzir conhecimen-
to, e estar em casa nos ajuda a concentrar. O

momentos de interação com momentos de
concentração e produção e, por isso, acredi
-
-
balho presencial ou home oce são grandes

Mas há quem não concorde. Gustavo
Carneiro, por exemplo, é taxativo: o traba-
lho é sempre presencial. O convencimento
é mais efetivo “olho no olho”. Na minha po
-
sição atualmente, que demanda técnica e
persuasão, não vejo grandes vantagens no
trabalho em casa. No entanto, para um tra
-
balho de monitoramento, acredito que seja
mais produtivo e confortável o trabalho em
home oce”.
Gustavo Carneiro
Instituto Pensar Agropecuária
Gosto do home office por ter mais
liberdade de horário. Mas acho
importante pelo menos uma vez na
semana estar no escritório para resolver
demandas mais administrativas. Por isso
meu modelo de trabalho é o híbrido
Lorrayne Rosa
10
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
Para dar conta de uma rotina atribulada,
com reuniões em locais distintos, é preciso
se deslocar com segurança e rapidez. No
entanto, é preciso considerar as pressões
cada vez maiores da sociedade pelo uso de
veículos não poluentes e transporte cole
-
tivo. Fernanda Arbex e Mariana Castro são
adeptas do carro particular. Essa também é
a escolha de Lorrayne Rosa, da Abrasce, mas
ela busca reduzir suas emissões de carbono
e usa o veículo de forma consciente, plane
-
jando seus deslocamentos e fazendo um
trajeto único com diversas paradas. Gustavo
Carneiro também opta pelo carro particular,

forem movidos a etanol — uma combinação
perfeita e que prestigia um produto de gran
-
de potencial no Brasil”. Mariana Orsini, que
trabalha em casa, usa metrô ou simplesmen
-
te caminha. Já as escolhas de Caroline Fras-

“Em Luxemburgo, costumo me deslocar mais
de transporte público e bicicleta elétrica. Em
Paris, transporte público. No Brasil, trans
-
porte público e táxi/aplicativos”, explica.
O exigente trabalho de relgov, que demanda
atenção contínua e que, muitas vezes, não
      
-
workaholic.
Mariana Castro, da Vector Relações Gover
-
namentais, aceita o rótulo. “Posso ser con-
siderada uma workaholic porque qualquer

-
dir a quantidade de horas dedicadas. Funcio-
no bem com sprints.” O mesmo vale para a
coordenadora Institucional do deputado fe
-
deral Paulo Ganime, Yara Haquim, que busca
o equilíbrio, mas nem sempre consegue. “Em
política, o trabalho está em toda parte e a
relação workaholic acaba vencendo”, admi
-
te. Há quem tenha conseguido se livrar do
“vício”. “Já fui workaholic e entendo que essa
é uma tendência que sempre devo resguar
-
dar.”, diz a sócia na Think Brasil Diplomacia
Corporativa, Simone Mayara.
Fernanda Arbex, sócia proprietária da
FPArbex Consultoria, admite que antes de

-
ceito workaholic. “Chegava no escritório
às 8h, não tinha hora para sair, me dedicava
exclusivamente ao trabalho. Hoje, o traba
-
lho continua a ser um dos meus pilares de
vida, mas não é mais o único e nem o princi
-
pal”. O equilíbrio também foi alcançado por
Mariana Orsini, da Dow Brasil. “Tenho uma
relação muito saudável com o trabalho atu
-
almente. Hoje consigo equilibrar a agenda
entre construir conexões e avançar projetos
CAPA
Busco o equilíbrio, mas nem sempre
consigo. Em política, o trabalho está
em toda parte e a relação workaholic
muitas vezes acaba vencendo
Yara Haquim
Simone Mayara
Sócia na Think Brasil Diplomacia Corporativa
11
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
prioritários – e ajuda muito estar em uma
empresa que tem claras suas prioridades de
políticas públicas em nível global.
Penso que, em uma empresa em que o va
-
lor da área de Relações Institucionais é re-
conhecido, é possível estruturar uma visão
e contar com consultorias que nos ajudam a
navegar os temas de foco.”
Para relaxar, às vezes ter um hobby é uma
boa alternativa. Gustavo Carneiro veleja. “É
bom para desestressar, apesar de o vento
em Brasília não ser dos melhores”, lamenta.
Exercício também é a escolha de Mariana
Castro. “A prática de exercícios de alta inten
-
sidade é o meu hobby. É onde consigo esva-
ziar minha cabeça para pensar somente em
qual movimento preciso fazer, concentrar na
respiração, em qual sequência preciso reali
-
zar, quais músculos ativar e em qual ritmo.
Me faz muito bem”. Já Yara Haquim dança.
“É a minha meditação, para deixar os dias
mais leves em um ambiente algumas vezes
conturbado.”

-
cou sério. “Adoro vinhos. Aprofundei essa
paixão com estudos sobre o assunto e hoje
    
ABS-SP (Associação Brasileira de Somme
-
-
tro hobby é viajar, que muitas vezes junto
com a paixão por vinhos, visitando vinícolas
pelo mundo.”
Para aguentar toda essa carga de trabalho,
é preciso ter saúde de atleta e muita dispo
-
sição. Boa alimentação e prática regular de
esportes ajudam a aguentar o ritmo. Essa
é a dobradinha adotada por Lorrayne Rosa
e Simone Mayara, adeptas de alimentação
saudável e crosst para a primeira e corri
-
da e caminhada para a segunda. Caroline
Frassão segue a mesma receita. “Costumo
me alimentar de comidas o mais in natura
possível. Como de tudo, sem restrições, mas
fujo de industrializados. Frequento acade
-
mia, pratico yoga e escalada”, revela.
Já Mariana Orsini, diretora de Relações Go
-
vernamentais da Dow Brasil, aproveita as ha-
bilidades culinárias do marido. “Ele cozinha
muito bem, e temos sempre uma boa varie
-
dade de ingredientes. Isso também quer di-
zer que quando comemos algum junk food,
é com menos culpa!”, admite. Para Gustavo
Carneiro, a alimentação depende da rotina.
Quando estou mais estressado e atolado de
trabalho acabo comendo mal, mas a princí
-
pio tento manter uma alimentação equilibra-
CAPA
A paternidade me mudou muito,
principalmente em relação a empatia.
Com certeza a minha relação com as
pessoas e com o mundo mudou depois
disso, para melhor. Agora consigo me
colocar mais facilmente no lugar dos
outros
Gustavo Carneiro
Antes de me casar chegava no escritório
às 8h, não tinha hora para sair, me
dedicava exclusivamente ao trabalho.
Era o exemplo do conceito workaholic.
Hoje, o trabalho continua a ser um dos
meus pilares de vida, mas não é mais o
único e nem o principal”
Fernanda Arbex
12
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
da”, diz ele, que compensa os excessos com
sessões de exercícios em academia e corri
-
da. Mariana Castro vai além: além de crosst
e musculação, ela faz levantamento de peso
olímpico. “Está entre as minhas favoritas.”
E o psicológico, as relações humanas? Os
     
apontar a família como a base que alimenta
seu equilíbrio emocional e fornece energia
para enfrentarem o cotidiano. “O casamen
-

vida e meu combustível para minha atuação
     
e eu o executo com a mesma paixão de an
-
tes, entretanto, a coluna central da minha
vida é minha família”, conta Fernanda Arbex,
sócia proprietária da FPArbex Consultoria.


-
nos e a forma de interagir com o trabalho.
A paternidade me mudou muito, principal
-
mente em relação a empatia. Com certeza
a minha relação com as pessoas e com o
mundo mudou depois disso, para melhor.
Agora consigo me colocar mais facilmente
no lugar dos outros”, diz Gustavo Carneiro,
do Instituto Pensar Agropecuária. A diretora
de Relações Governamentais da Dow Brasil,
Mariana Orsini, concorda com ele. “Sou casa
-

muito a aprender a priorizar, onde dedicar
energia e como construir boas relações: com
paciência e diálogo. Engraçado que minha
carreira começou a deslanchar depois que

promovida na empresa. Sinto que elas foram
grandes responsáveis por me ensinar a ter
foco e colocar a energia nas coisas certas”.
A sócia-diretora da Vector Relações Gover
-
     
mudou sua forma de ver o mundo. Segundo
Mariana Castro, ela se tornou uma pessoa
melhor depois que virou mãe de dois meni
-
nos – tanto que ainda pretende aumentar
a família. “Foram muitas lições. Imaginava
ser insubstituível e, quando saí de licença
CAPA
13
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
maternidade pela primeira vez, achava que
ninguém conseguiria fazer o que eu fazia.
Descobrir que sou substituível e que o mun
-
do continuaria a girar apesar de mim me fez
muito bem. É como se eu tivesse aterrissa
-
do e conseguisse, agora, enxergar as coisas
de uma forma mais leve, mais colaborativa e
mais empática”, revela.

-
ração com a família essencial. Yara Haquim,
coordenadora institucional do deputado fe
-
deral Paulo Ganime, é solteira, mas acredita
que os debates familiares ou entre amigos
ajudam a prever as reações externas a pau
-
tas mais polêmicas do trabalho na política.
“Lidamos com diferentes interpretações so
-
bre um mesmo tema. É um excelente termô-

-
posta rápida de “homem branco, na faixa dos

os políticos” parece não corresponder mais
à realidade. Caroline Frassão, sócia da Ryto
Public aairs   
-



-
     -
fundo conhecedor de diversos temas caros
à competitividade das empresas (tributário,
trabalhista, jurídico, etc), além de estratégia
de gerenciamento de stakeholders”. Mariana
Castro ressalta a capacidade de se comuni
-
car para construir pontes, mas também a in-
teligência emocional para entender que po-
lítica se faz no longo prazo. “É uma persona
que transita entre o conhecimento técnico e
o pragmático. A gente sabe que não é fácil, é
muita pressão, e tem ciência do tamanho da
responsabilidade que é fazer essa interlocu
-
ção do público com o privado.”
Para Lorrayne Rosa, gerente de Assuntos
Institucionais da Abrasce, o bom lobista é
justamente aquele que busca o equilíbrio
entre o setor público e o privado, que tenta
a melhor negociação para os dois lados com
bons argumentos. “O lobista brasileiro vem

se fortalecido, com o apoio de instituições
como o IRELGOV, no sentido de mostrar
      
interlocutor dentro de uma instituição”.
-
sionais do setor. “Acredito sinceramente que
o maior lobista brasileiro seja a união da atu
-
al geração, com jovens engajados pela defe-
sa da atividade”.
Para Mariana Orsini, ao longo da carreira os
atuais lobistas viveram tempos em que o
Brasil foi um país de enorme potencial, com
um presente promissor e, em seguida, uma
     
a partir de modelos ao redor do mundo que
promovam desenvolvimento para o país e
para nossas empresas, entidades e organiza
-
ções. Queremos fazer parte do progresso do
Brasil e seguimos pelo diálogo, que deve ser
transparente, isonômico e constante. Como
diria Ariano Suassuna, o lobista brasileiro é
um ‘realista esperançoso’”.
CAPA
Lorrayne Rosa
Gerente de Assuntos Institucionais da Abrasce
É com a leveza e o equilíbrio necessá-
rios aos passos de dança com os quais

-
listana Patrícia Serral Coelho atende
associados e cuida dos eventos do
IRELGOV. Selecionada em maio des
-
te ano para o cargo de coordenadora
de negócios, a descendente de por
-
tugueses e espanhóis conta que vive
uma rotina agitada, mas que adora o
que faz. “Nosso associado merece o
melhor e é isso que me dedico a ofe
-
recer”, diz.
Formada em Relações Internacionais
na Universidade São Marcos, com pós-
-graduação em Relações Internacio-
nais e Comércio Exterior pela Funda-
ção Getúlio Vargas, Patrícia estagiava
como assistente de secretária-execu
-
tiva na Volkswagen, em São Bernardo
do Campo, quando teve um diálogo
com a então diretora de Relações Go
-
vernamentais da empresa, Elizabeth
de Carvalhaes. “Ela me perguntou
por que eu não estava fazendo curso
de secretariado executivo. Respondi
que fazia relações internacionais, que
era minha paixão. Então ela me levou
para trabalhar com ela em relações
governamentais”, comemora.
Após trabalhar na Toyota, na Renault
e na Caterpillar, e dois períodos de
estudos no Canadá, a corintiana foi
chamada pelo IRELGOV desde maio
deste ano. “Atuo em três esferas –
atendimento ao associado, organiza
-
ção de eventos e suporte à diretoria
de comunicação.” Poliglota – inglês,
alemão e espanhol -, Patricia revela
que a meta é se aproximar mais dos
associados para conhecer melhor
suas necessidades.
Patrícia Serral Coelho
Coordenadora de negócios do IRELGOV
Nos passos dos associados
CAPA
14
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
Foto: Arquivo pessoal
O olho no olho ainda vale, mas...
MATÉRIA
15
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
Máscaras cobrindo os rostos. Ruas comple-
tamente desertas. Ameaça mortal – e invi-
sível – pairando sobre a humanidade. Um
      
longos anos – e que promoveu profundas
mudanças em diversas esferas da sociedade,
das relações entre as pessoas às formas de
trabalho. Como o lobby, atividade intensa
em interação social, foi afetado? De que for-
ma se adaptou?
Para Paula Bernardes, sócia da APLV consul
-
toria, o primeiro impacto sentido foi causa-
do pela imprevisibilidade. “A pandemia trou-
xe consequências como crise econômica, de
abastecimento e, aqui no Brasil, ainda foi se-
guida por eleições. “Isso gerou uma grande
 -
mento para 2023 das atividades de lobby e
advocacy. Também houve impactos do pon-
to de vista da atividade direta. Nas reuniões
online, perde-se um pouco da percepção, o
      
Por outro lado, houve redução de custos e
gasto de tempo com viagens para discutir
temas técnicos, o que pode perfeitamente
ser feito de forma virtual.”
De acordo com a pesquisadora da Fundação
Getúlio Vargas, Giuliana Franco, que atua
em relações governamentais há quase duas
Paula Bernardes
Sócia da APLV consultoria
16
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
décadas, a pandemia apresentou um cená-
rio inicialmente instável, no qual os lobistas
tiveram que se adaptar a novas formas de
atuação. “Como dizia Aristóteles, o homem
é um animal político   
RelGov são uma das melhores representa-

casa? A solução foi recorrer à tecnologia,
com novas ferramentas de acompanhamen-
to e mais agrupamento virtual de pessoas e
suas causas”.
“Esses novos instrumentos proporciona
-

oportunidade a equipes menores, que não
     
a head de Assuntos Corporativos e Susten-

Health, Sarah Bonadio. Segundo ela, isso
também trouxe mais transparência, com en-
contros marcados e devidamente registra-
dos, e agenda clara.
Frederico Amaral de Oliveira, CEO e funda
-
dor da Sigalei, não acredita em mudanças
drásticas no lobby como o conhecemos hoje
e sim em um aumento na velocidade do jogo
devido à incorporação dessas novas ferra-
mentas. “No pós-pandemia, muitas decisões
passaram para o mundo digital, o que me-
lhorou a qualidade da informação, mas tam-
bém aumentou muito a quantidade.
Novas ferramentas precisaram ser incor
-

como, por exemplo, instrumentos de análise
de dados que ajudam a tomar decisões mais
acertadas.”
Com o arrefecimento da pandemia, a opção
pelo home oce, obrigatório até então, co
-
-
tas empresas adotaram um regime híbrido,
     
trabalho entre o ambiente doméstico e os
escritórios.
Giuliana Franco acredita que o lobista incor
-
porou em seu dia a dia o home oce e am-
pliou produtos e serviços de backoce - ati-
MATÉRIA
Giuliana Franco
Pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas
No pós-pandemia, muitas decisões
passaram para o mundo digital. Novos
instrumentos, como os de análise de
dados, ajudam a tomar decisões mais
acertadas”
Frederico Amaral de Oliveira
17
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
MATÉRIA
vidades de análise e inteligência - sem ir a
campo. “Tudo isso foi viabilizado por instru-
mentos como o Whatsapp - a gente vê que
fazer relgov por mensagens é a realidade de
todos.”
Para o CEO do Sigalei, essa divisão veio para
      
-
      
backoce. Para quem trabalha fazendo atu-
ação talvez não mude muita coisa, pois a
vida de relgov é estar em locomoção”.
Sarah Bonadio acredita muito no regime hí
-
    
Se o contato pessoal, olho no olho, ajuda

o home oce nos direciona para diálogos
transparentes, e maior equilíbrio com fun-
ções pessoais e aproveitamento do tempo
de deslocamento”.
Paula Bernardes é taxativa: “No meu caso
      
outra reunião presencial. O home oce veio
     
tempo e conseguem se organizar.”
O melhor aproveitamento do tempo foi uma
das vantagens que o home oce trouxe para
a atividade de relgov.
Julia Vianna, especialista na área de Rela
-
ções Governamentais da Shell Brasil, expli-
ca que trabalhar em casa trouxe economia

tempo de deslocamento e, em muitos casos,
conforto.
“É importante diferenciar home oce de tra
-
balho remoto. Quando falamos em regime

no escritório ou em casa, mas estar em qual
-
quer lugar.
Priorizar entregas, e não uma folha de ponto
a ser registrada. Hoje, vou ao escritório uma
a duas vezes por semana, em média, mas
isso depende muito da agenda: se há visitan
-
te externos no escritório e se faz sentido ir
ao escritório sozinha para passar o dia em vi
-
deochamadas.”
Frederico Amaral de Oliveira
CEO e fundador da Sigalei
No meu caso estou quase 100%
homeoffice, com uma ou outra reunião
presencial. O home office veio para ficar.
As pessoas distribuem melhor o tempo e
conseguem se organizar”
Paula Bernardes
18
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
Para a pesquisadora da Fundação Getúlio
Vargas, Giuliana Franco, o home oce deixou
      
maior acesso e transparência, especialmen-
te no acompanhamento de atividades nos
estados e municípios. “E houve um efeito
positivo, com a contratação de pessoas de
forma remota e ampliação da atuação dos
times de Relgov, sem a necessidade de en-
contros diários no escritório na Faria Lima ou
no Plano Piloto.”
No entanto, a sócia da APLV consultoria,
Paula Bernardes, faz um alerta: “Há uma
perda da possibilidade de conversar com ou
-
tras pessoas da empresa, de aproveitar as
características individuais de cada um. Essa
ausência de troca de opiniões no dia a dia
empobrece muito o trabalho”, diz.
Maria Eduarda Negri, head de Relações
Institucionais & Governamentais da Di
Blasi, Parente & Associados, explica que ela
e sua equipe trabalham de forma remota em
Brasília, com encontros esporádicos presen
-
ciais, que são importantes porque constro-
em o team building, reforçam os valores e
a cultura, além de humanizar as relações.
“Mas a possibilidade de trabalhar em casa
alguns dias da semana certamente ajuda na
rotina doméstica, na convivência com a famí-
lia, e no desenvolvimento de uma vida mais
saudável. Ainda temos um longo caminho
para implementar o anywhere oce, que é
de fato a modalidade de trabalho com maior
grau de liberdade a depender do ofício. Po-
rém, o retorno dos eventos em Brasília, São
Paulo e Rio de Janeiro demandam nossa pre-
sença.
Em relação às ferramentas digitais, não há
dúvidas de que oferecem um suporte inima
-
ginável até recentemente, mas até que pon-
to elas mudam o jogo? Segundo Frederico
Amaral de Oliveira, ele não vai chegar a alte-
rar a essência do comportamento humano,
que é a base que sustenta o relgov, mas o
-
ta a velocidade dos processos. “Não consigo
Maria Eduarda Negri
Head de Relações Institucionais & Governamentais da Di
Blasi, Parente & Associados
MATÉRIA
É importante diferenciar home office
de trabalho remoto. Quando falamos
em regime híbrido, não significa
necessariamente estar no escritório ou
em casa, mas estar em qualquer lugar.
Priorizar entregas, e não uma folha de
ponto a ser registrada”
Julia Vianna
19
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
MATÉRIA
      
mais fácil ou rápido. Talvez isso não mude
       
com a mesma informação podem congestio-
nar a agenda do parlamentar. Mas uma coisa
que acredito que vai acontecer é a diversi-
-
cratização das informações.”
De acordo com Giuliana Franco, o digital é
um facilitador de contatos, uma excelente
ferramenta para cruzar dados e informa
-
ções, o que no passado era feito “na unha”.
Contar com plataformas como Sigalei, Data

      -
veis e ágeis. “Em uma mesma plataforma
você consegue acompanhar um projeto de
lei, a agenda da autoridade, o discurso do
stakeholder e a pauta da semana na agência
reguladora. Tudo isso reduziu em umas qua-
tro horas do dia do analista de backoce,
que tinha que ler individualmente tudo isso
e, depois, consolidar.”
Para ela, as ferramentas digitais são apoios
necessários para uma estratégia de atuação,
mas não elaboram conteúdo. “Ainda se faz
necessária a experiência e a vivência adquiri
-
da para se fazer uma boa defesa de interes-


máquinas serão mais inteligentes que huma
-
nos em 30 anos e que, por isso, elas serão
inseridas no nosso corpo, como um chip, ou
uso de displays como óculos e relógios. Será
que teremos isso no lobbying? Creio que
sim!”.
Sarah Bonadio, head de Assuntos Corpo
-
rativos e Sustentabilidade América Latina/
     
negociações presenciais não perderam espa
-

a criar relações em novos formatos e even
-
tualmente o diálogo presencial ou online
devem chegar ao mesmo resultado. “Acredi
-
to que ainda somos seres sociais, o que faz

-
Sarah Bonadio
Head de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade América
Latina/ Sano Consumer Health
As negociações presenciais não
perderam espaço. Somos seres sociais,
o que faz o olho no olho ter uma
importância fundamental na criação
de confiança. Mas poder ter o diálogo
online nos permite ser mais eficientes,
transparentes... isso foi uma mudança
muito positiva para equipes que ficam
longe de centros de decisão como
Brasília”
Sarah Bonadio
20
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
MATÉRIA
 
ter o diálogo online nos permite ser mais

-

longe de centros de decisão como Brasília.”
A interação presencial continua necessária

Giuliana Franco. “Frequentemente decisões
são feitas no espaço do olho no olho, da lei
-
tura do body language. Muitas vezes a gente
vê o decisor discordando sem falar. Um lo
-
bista experiente saberá a dosagem de qual
forma de engajamento usará diante das ne
-
cessidades.
Há sempre os benefícios em se man-
dar uma mensagem por WhatsApp
às sextas e ir presencialmente às quartas ao
Congresso.” Frederico de Oliveira, da Sigalei,
acha que o presencial ganhou ainda mais va
-
lor, pois o encontro presencial será utilizado
em situações em que as opções mais baratas
não atendem as necessidades. “Com a acei
-
tação que videoconferência é uma opção, os
encontros ao vivo serão utilizados em situa
-
ções mais estratégicas.” Maria Eduarda Ne-
gri concorda: “O olho no olho não é primor-
dial para o avanço de agendas, mas auxilia
na construção de relacionamentos. Fica mais
fácil se aproximar do interlocutor, avaliar as
expressões corporais e ler o mood da intera
-

A especialista da Shell Brasil considera que
a presença física em uma reunião também
tem um fator simbólico: ressaltar a impor
-

interlocutor entenderá que se uma liderança
da empresa viajou até Brasília, bloqueou um
ou dois dias para a reunião, se deslocou até
ele, isso traz um peso e uma percepção de
-
lacionamento”, revela Julia Vianna.
Ao abordar o futuro da atividade, a sócia
     -
ma que a pandemia, aliada às instabilidades
políticas, trarão mudanças. “Acredito que o
    
para se consolidar. Vejo a atividade de relgov
crescer cada vez mais para poder dar conta
da complexidade das discussões e ações nas
empresas.”
Giuliana Franco aposta na capacidade de

ela, o lobista é um ser adaptável, um cama
-
leão. “Seguirá as mudanças político-institu-
cionais e os compromissos que seus setores
     
discussões sobre diversidade, governança,
propósitos e seguirá evoluindo. A tendência
é que a transparência seja maior e que isso
traga equilíbrio competitivo.

-
ses será a argumentação com uso robusto
de dados e novas tecnologias.
Julia Vianna
Especialista na área de Relações Governamentais
da Shell Brasil
       
       
conselheiro de Planejamento Estratégico, Diego
Bonomo, colocou mãos à obra e se dedicou, jun-
to com sua equipe, a detalhar processos e obje-
tivos. Na entrevista a seguir, ele revela um pouco
sobre esse trabalho.
- Por que razão decidiu-se fazer um planeja
-
mento estratégico? Já foi feito um planeja-
mento desse porte do IRELGOV no passado ou
esse foi inédito?
       
-
lações governamentais para ser um think tank,
uma organização produtora e difusora de conhe
-
cimento sobre os temas da área. O planejamen-
to estratégico foi criado para ser o roteiro – um
mapa do caminho – para o instituto se transfor
-
mar em um think tank robusto, com ampla pro-
dução de ideias e debates sobre relações gover-
namentais. É a primeira vez que o IRELGOV usa
esse tipo de instrumento de planejamento de
longo prazo.
- Quais são os objetivos do planejamento?
O objetivo principal é transformar o IRELGOV
em um think tank que seja referência no deba
-
te de relações governamentais no Brasil e no
mundo. Para tanto, o planejamento estratégico
aperfeiçoou o propósito do instituto, criou seis
objetivos e 20 resultados-chave a serem perse
-
guidos nos próximos anos, e estabeleceu nove
planos de ação para tornar essa mudança uma
realidade até 2026.
- Como o planejamento foi dividido? Em quan
-
tas etapas?
São três etapas. A primeira foi a preparação do
planejamento, que envolveu debates no Conse
-
lho Deliberativo e a seleção de um parceiro para
ajudar em sua elaboração, processo que ocorreu
entre outubro de 2020 e março de 2021. A se
-
gunda etapa foi a elaboração do planejamento
estratégico, com participação ativa dos associa
-
A diligente arte de planejar
ENTREVISTA
21
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
Diego Bonomo
Conselheiro de Planejamento Estratégico do IRELGOV
22
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
ENTREVISTA
dos, do Conselho e da diretoria, de abril a de-
zembro de 2021. Nós estamos agora na terceira
e mais longa etapa, que é a da implementação
do que foi planejado. Trata-se de um ciclo de cin
-
co anos, de 2022 a 2026, abarcando três diferen-
tes gestões do IRELGOV.
- Quais lições podem ser tiradas do planeja-
mento?
A primeira lição é que o planejamento estratégi-
co só é bem-sucedido se elaborado e implemen-
tado de forma coletiva, premissa que tem orien-
tado o Conselho Deliberativo desde o início do
processo, ainda na gestão anterior. A segunda é

horas por parte dos associados, que trabalham
de forma voluntária em sua construção e execu
-
ção. E a terceira lição é que o início da implemen-
tação é mais difícil, por se tratar de criar uma cul-
tura de gestão nova para o IRELGOV, mas, aos
poucos, à medida que os resultados-chave vão
sendo alcançados, os associados começam a en
-
xergar o valor de exercício.
- Na sua opinião, o planejamento estratégico
atingiu suas metas?
Nós ainda estamos no início da implementação,
que sequer completou um ano, mas já é possível
ver uma mudança de mentalidade e cultura na
gestão do IRELGOV, com os membros do Con
-
selho Deliberativo, da diretoria e dos grupos de
trabalho pensando e agindo em linha com o pla
-
nejamento estratégico. Esse ganho, que é intan-
gível, é fundamental para que a implementação
seja realizada de forma bem-sucedida nos próxi
-
mos anos.
- Que conclusões podem ser tiradas do plane-
jamento?
Creio que a mais importante é que o IRELGOV
precisa realizar uma série de mudanças em seu
processo de gestão para se tornar um think tank
de referência em relações governamentais. Al
-
gumas dessas mudanças incluem: a progressiva
estruturação de uma equipe permanente, a ser
liderada, futuramente, por um/uma executivo/a

para além das anuidades dos associados, de for
-
ma a viabilizar a produção de conhecimento em

de conteúdo contínuo, amparado em uma agen
-
da temática e gerido por um Conselho Curador.
- De que forma o planejamento estratégico vai
inuenciar a atuação do IRELGOV?
Ao transformar os processos e a cultura de ges
-
tão do IRELGOV, o planejamento estratégico via-
bilizará a produção e difusão de conhecimento
em larga escala, que é a missão do think tank.
Essa produção de conteúdo será utilizada para
gerar mais valor aos associados – pessoas físicas
e jurídicas –, bem como para impulsionar a trans
-

fazem relações governamentais, e ampliar a re
-
putação do próprio instituto.
- Como o planejamento será colocado em prá-
tica?
Há duas frentes de trabalho. Uma delas é a im-
plementação dos nove planos de ação, cinco dos
quais já estão em andamento por parte de gru
-
pos de trabalho liderados por diretores e dire-
toras, e compostos por associados do IRELGOV.
A outra frente de trabalho são discussões e de
-
cisões tomadas pelo Conselho Deliberativo para
acelerar as mudanças nos processos e na cultura
de gestão do instituto.
- Quais são os próximos passos?
Nos próximos seis a nove meses, nós queremos
tirar do papel pelo menos três conjuntos de me
-
didas previstas no planejamento. O primeiro é
a elaboração e publicação da primeira edição
da Agenda de Relações Governamentais e Polí
-
ticas Públicas, a agenda temática do IRELGOV,
que orientará a produção do conhecimento.
23
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
ENTREVISTA
O segundo é a criação e entrada em funciona-
mento do novo Conselho Curador que, a partir
da agenda, organizará e realizará a produção do
conteúdo. O terceiro é a criação de uma série
de instrumentos de gestão para o instituto, in
-
cluindo um mapa de stakeholders, um plano de
vendas, um plano de parcerias e um processo de
gestão de projetos. Além desses três grupos de
medidas, o Conselho Deliberativo também pro
-
porá a criação de uma estrutura de ética e com-
pliance para o instituto, com vistas ao seu aper-
feiçoamento institucional.
- Qual foi a metodologia utilizada para fa-
zer o planejamento?
Como o IRELGOV é uma entidade relativamente
nova e que depende de horas voluntárias dos as
-
sociados, nós optamos por adotar duas metodo-
logias ágeis para realizar o planejamento estra-
tégico, de modo a deixá-lo mais “leve”. Na etapa
de construção, utilizamos a metodologia de ob
-
jetivos e resultados-chave, ou OKR, no jargão
de planejamento. Na etapa de implementação,
estamos utilizando o scrum, que é muito comum
no design de produtos de tecnologia da infor
-
mação. De qualquer forma, essas metodologias
foram amparadas no chamado golden circle, se
-
gundo o qual primeiro nós discutimos e acorda-
mos o propósito do IRELGOV (o “por que?”); em
seguida seus pontos fortes, valores e princípios
        
que ele deve entregar (o “o que?”).
- Como foi o processo de trabalho? Foram
feitas somente reuniões virtuais? Foi cria
-
do um mecanismo para troca de documen-
tos?
Todo o planejamento estratégico foi construído
durante a pandemia de COVID-19. Dessa forma,
as reuniões foram realizadas no ambiente virtu
-
al. Somente na etapa de construção, foram 12
subetapas que geraram dez artefatos – de pes
-
 

-
são e novos processos. Toda a documentação do
planejamento estratégico está catalogada em
um software de organização de tarefas.
- Quantas pessoas foram envolvidas?
Quem? Por quê? Quantas horas foram in
-
vestidas?
Nesse período, tivemos o engajamento de 44
associados, que investiram cerca de 120 horas
voluntárias nessa construção. O processo foi co
-
    -
nejamento estratégico desenhava a primeira
versão dos artefatos, discutia-a com o Conselho
      
       

- O que você repetiria? O que é necessário
aperfeiçoar? Por quê?
O planejamento estratégico está feito para o ci-

que é um dos compromissos principais da atual
gestão, que vai até meados de 2024. Cada nova
gestão do IRELGOV terá oportunidade de fazer
os ajustes de rota que considerar necessários e,
quando chegar em 2026, preparar um novo ciclo
para o quinquênio seguinte. O esforço de plane
-
jar nunca cessa e é ele que faz com que a orga-

cumprimento de sua missão.
“Tivemos o engajamento de 44 associados, que investi-
ram cerca de 120 horas voluntárias nessa construção
Regulamentação do lobby:
chegou a hora?
MATÉRIA
24
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
Diante do avanço da tramitação do Projeto
de Lei 4.391/2021, que trata da regulamen-
tação do lobby, a liderança do IRELGOV en-
tende que é importante colaborar com as
discussões e estar presente como ator rele-
vante para a construção de regulação sobre
a atividade de Relações Governamentais e
Institucionais no Brasil.
Consequentemente, o IRELGOV participou
de eventos e audiências públicas, além de
prestar informações, organizar para os asso
-
ciados eventos que demonstrassem experi-
ências internacionais em relação ao tema e
promover debates, sempre com o objetivo
de ampliar a compreensão a respeito do as
-
sunto.
O IRELGOV defende a transparência e a am
-
pliação da reputação das atividades de rel-
gov – o que pressupõe não criar barreiras
de entrada e de exercício da atividade, até
porque já existe ampla legislação para coibir
malfeitos, como a prática de corrupção e de
outros atos ilícitos.
Além disso, o instituto entende que a criação

modo claro e preciso, à luz de um benefício
relevante. Finalmente, toda barreira de en
-


e aos Poderes Legislativo e Executivo, seja
da União, seja dos estados, municípios e do
DF, deve ser o mais democrático possível a
todos que atuam na área.
A formação do Comitê de Regulamentação
do Lobby (CRL) do IRELGOV, com a participa-
ção dos associados, promoveu o debate de
maneira abrangente. Foram realizadas reu-
niões para discussão da totalidade do proje-
to, analisando-se o seu conteúdo de maneira
crítica e colaborativa. Após extensas discus-
sões, o instituto apresentou as conclusões
do CRL, como desdobramentos do posicio
-
namento já estabelecido do IRELGOV e cujas
diretrizes se encontram abaixo:
Consulta para posicionamento: partindo
-
-se da pluralidade de opiniões dentro do ins-
tituto, qualquer posicionamento formal do
IRELGOV será precedido de consulta aos as-
sociados. No caso em pauta, foi aberto cha-
mamento para que os associados integras-
sem no CRL, todos foram ouvidos e tiveram
a oportunidade de manifestar suas opiniões
ao longo de quase seis meses de trabalho.
Barreira de entrada à atividade: o IRELGOV
não apoiará quaisquer dispositivos na regu
-
lamentação que tenham como objetivo criar
barreira de entrada à atividade como, por

de qualquer natureza. O IRELGOV defende
que o lobby é uma atividade essencial para
a manutenção da democracia e que pode
ser exercido de forma legítima por qualquer
membro da sociedade brasileira.
Transparência e reputação da atividade:

-
mentação devem ser o aumento da transpa-
25
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
rência e a ampliação da reputação da ativi-
dade no Brasil.
Requisitos burocráticos para a atividade:
A regulamentação que gere requisitos bu
-
rocráticos desmedidos ao exercício da ativi-
dade deverá ser avaliada frente ao benefício
pretendido.
Prossionalismo: O objetivo principal do
      
-
mo, competência e padrões éticos a serem

de relações governamentais e institucionais
(lobista).
Nesse sentido, o IRELGOV entende que é ex
-
tremamente importante que a norma a ser
estabelecida pelo projeto seja aplicada para
atores públicos e privados no processo de
representação de interesses.
Assim, é necessário (i) sempre suprimir o
termo “privado” quando o texto tratar de
representação; e/ou (ii) sempre acrescentar
os termos “ou público” a “privado” quando
falar de interesse. Isso porque o Projeto de
Lei em pauta trata da “representação priva
-
-
vamente seu escopo de abrangência.
A seguir, recomendações sobre aspectos
pontuais do projeto a saber:
Período de quarentena (art. 2º, parágrafo
2º): a sugestão do IRELGOV é que haja algum
período a ser cumprido antes que o ator pú
-
blico, seja ele de cargo eletivo ou não, pos-
sa se dedicar à representação de interesses.
Entende-se que o prazo de 12 meses previs
-

que se destina o dispositivo.
Presença de contraparte em audiência
(art. 6º): a possibilidade de o agente público
chamar a contraparte para reunião, por pro
-
vocação por parte do próprio agente públi-
co, também foi considerada extremamente
problemática. Sugere-se a retirada pura e
simples do texto.
Capítulo V | Do Controle (arts. 18 a 27):
existe consenso sobre a necessidade de
atenção em relação à totalidade do Capítulo
V: “Do Controle”. Há receio, inclusive, de que
se trate de algo inconstitucional, porque
não parece haver garantia de contraditório
no processo (aparentemente administrati
-

órgão e que poderia, no limite, prejudicar a
-
mentais.
O IRELGOV defende que o projeto indique
qual será o órgão de controle da regula
-
mentação. Da maneira como consta hoje no
texto (e como apontado pelo próprio CRL),
o risco de incongruência regulatória e buro-
cracia será muito alto caso cada órgão crie

um órgão regulador e caberia ao Poder Exe-
cutivo designar qual seria esse órgão.
Porta giratória e hospitalidades: o
IRELGOV defende que esses temas sejam

de integrar a regulamentação do lobby, que
deveria se ater a questões de transparência.
Isonomia entre os atores: o IRELGOV de
-
fende que haja isonomia entre os agentes
de lobby, sem diferenciação que atribua pri-
vilégio a entidades sindicais ou patronais,
qualquer que seja seu grau, em detrimento
dos demais representantes de interesses
privados ou públicos. Em relação a isso, o
    
sem status ou categorias especiais, ou seja,
sem tratamento diferenciado para entida-
des do – ou ligados ao – Sistema S.
Análise de Impacto Regulatório (AIR): O
IRELGOV defende a inclusão de dispositivo
que exija que o órgão de controle realize
AIR, nos termos do Artigo 5 da Lei de Liber
-
dade Econômica, antes de detalhar a regu-
lamentação prevista no projeto, de modo
que o impacto do ônus e do benefício desse
detalhamento seja corretamente mensura-
do, ouvindo-se a sociedade, e devidamente
considerado no processo regulatório.
MATÉRIA
Quando pensei em escrever esse artigo, já tinha
visto inúmeras situações de organizações que
espetacularizavam a inclusão e a transformavam
em conteúdo de publicidade.
      
Intelectual (Síndrome de Down e autista) – em
prol da inclusão, mas os colocam numa passarela

-
mas (assim como um zoológico). São empresas
que contratam também PCD Intelectual e o co
-
-
xarifado. Quem disse que um PCD Intelectual
não tem capacidade de aprendizagem? São em
-
presas que colocam vaga para PCD com o salário
três vezes menor que o salário de uma pessoa
“normal”. São empresas que argumentam ser
inclusivas porque possuem 60% do quadro fun
-
cional de mulheres negras, mas todas estão em
cargos operacionais (faxina). Não há nenhuma
em algum cargo de supervisão ou gerência. São
empresas que contratam indígenas e os colocam
na portaria para servir de “empregado decorati
-
vo”. E são também empresas que contratam PCD
(cadeirantes) e os colocam numa área distante
dos escritórios porque não querem investir em
acessibilidade (custo x benefício).
Por causa de episódios como estes, rotineiros
em empresas no Brasil, que usam a lei, mas não
incluem realmente, me lembrei da autora Susan
Sontag, em seu atualíssimo livro “Diante da dor
dos outros”, onde ela fala do espetáculo como
uma forma de acariciar as mentes dos ricos e da
sociedade instruída:
“Dizer que a realidade se transforma num
espetáculo é um provincianismo assombroso.
Universaliza o modo de ver habitual de uma
pequena população instruída que vive na parte
rica do mundo, onde as notícias precisam ser
transformadas em entretenimento – esse
estilo maduro de ver as coisas, que constitui
uma aquisição suprema do “moderno” e um
pré-requisito para desmantelar as formas
tradicionais de política fundada em partidos,
que propiciam a discórdia e o debate genuínos.
Mas é absurdo que todos sejam espectadores.
Lobby da Inclusão Social, quem se
importa?
ARTIGO
27
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
Anita Cardoso
Mestre em Comunicação Social,
especialista em Gestão em
Responsabilidade Social Empresarial e
graduada em Relações Públicas
28
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
De modo impertinente e sem seriedade,
sugere que não existe sofrimento verdadeiro
no mundo.
       
regiões de países abastados onde as pessoas
gozam o dúbio privilégio de ser espectadores
ou furtar-se a ser espectadores da dor de
um outro povo, assim como é absurdo fazer
generalizações acerca da capacidade de se
mostrar sensível aos sofrimentos de outros
com base na atitude desses consumidores de
notícias, que não conhecem, na própria pele,
nada a respeito de guerra, de injustiça em
massa e de terror.”
(Sontag,1933. Pág. 92)
E é sobre sentir na própria pele.
O fato de não sentirmos na própria pele o ca
-
pacitismo, o racismo, o sexismo, a homofobia e
muito mais faz com que ajamos de forma inerte

O tema da inclusão social no Brasil, além de mui
-
to novo, é também muito controverso.
Nossas legislações vigentes – Lei nº 13.146, de 6
de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de


de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso
nas universidades federais e nas instituições fe
-
derais de ensino técnico de nível médio e dá ou-
tras providências e Lei de Cotas nº 8.213/91, que
em seu artigo 93 estabelece os percentuais de
     
em conta o quadro total de empregados contra
-
tados nas organizações com 100 ou mais empre-
gados: 100-200 = 2%, 201-500 = 3%, 501-1000 =
4% e 1001 em diante = 5%, - são jovens e frágeis,
além de não conseguirem, efetivamente, evitar
que a inclusão seja apenas uma estatística para

O que se pretende pontuar sobre fragilidade é
que há vários indícios de que as organizações
    
negras – que é o caso das leis acima citadas, pois
as demais demandas de inclusão social sequer
possuem uma lei – para simplesmente constar
em estatística, mas não se tem evidências de que
os indivíduos contratados serão efetivamente
incluídos no plano de carreira e desenvolvimen
-
to dessas mesmas organizações.
O que se propõe é a mudança de mentalidade
sobre o papel da empresa e de sua forma de
operar na sociedade – ou seja, que incluir é mui
-
to mais do que contratar.
Incluir é treinar, ter áreas de locomoção acessí
-
veis, ter comunicação acessível, equipamentos
que permitam pleno desenvolvimento do indi
-
víduo em sua atividade e plano de carreira real
para dar oportunidade de acesso a outros cargos
de maior complexidade e liderança.
Conforme cita Ricardo Sales, “a inclusão é o es
-
forço deliberado para inserção econômica, po-
lítica e social de pessoas que estejam ausentes
dos espaços de oportunidade, prestígio e toma
-
da de decisão na sociedade’’. (Sales, 2022)
Vale voltar aqui nas perguntas que norteiam as
causas da diversidade e inclusão.
- O que são minorias?
- O que são minorias sub-representadas?
- Até onde a organização privada atende à fun
-
ção social?
ARTIGO
29
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
-
zar?
- A quem interessa as causas da diversidade e
inclusão?
Para responder a essas perguntas precisamos
inicialmente conceituar diversidade.
Diversidade é um conjunto de características
que torna os indivíduos únicos, mas também di
-

relacional, que é pensar que em relação ao outro
eu sou diverso, diferente, e também pode ser
contextual. Dependendo do grupo em que esta
-
mos inseridos, somos percebidos como diferen-
tes em proporção maior ou menor. (Sales, 2022)
       
diferentes como indivíduos, podemos ser seme
-
lhantes como grupo, sem perder as diferenças.
A partir dos anos 80, no Brasil, passou-se a tra
-
tar do tema diversidade e inclusão nas organiza-
ções como uma possível ferramenta estratégica,
onde as preocupações com representatividade
de grupos em posições de comando e a diversi
-
dade como espaço de incremento de resultados,
criatividade, inovação e melhoria organizacional
despontou.
Uma pesquisa da Harvard Business Review reve
-
lou que nas empresas onde o ambiente de diver-
sidade é reconhecido, os funcionários estão 17%
mais engajados e dispostos a irem além das suas
    
-

a ser 50% menor que nas outras organizações.
Mas na prática a inclusão de grupos minorizados
continua atendendo ao marketing e ao cumpri
-
mento de legislações.
Mesmo sabendo que o desrespeito às diferenças
pode ser reprimido nas sociedades modernas
pela força de leis, a inclusão continua sendo uma
atividade cotidiana que luta contra preconceitos
socialmente estruturais, que a existência de leis,
por si só, não garante a eliminação do preconcei
-
to e da discriminação.
Logo, para que a inclusão na sociedade (traba
-
lho, escola, lazer) ocorra de forma efetiva é ne-
cessário instituir práticas e políticas públicas

contra os preconceitos de raça, gênero, pessoas

E a quem importa o lobby da inclusão?
Talvez para o Estado e para as organizações pou
-
ca diferença faz pensar em minorias sub-repre-
sentadas, mas se olharmos para o capitalismo do
shareholder e compreendermos como ele vem

está sim na evolução do formato econômico,
onde todos estão incluídos e a existência do ca
-
pitalismo seria pautada não apenas no lucro do
acionista, mas também na eliminação da fome,
da extrema pobreza mundial e da inclusão, onde
todos teriam acesso ao trabalho, saúde e mora
-
dia. Surgiria então um novo capitalismo, o capi-
talismo do stakeholder.
ARTIGO
Referências bibliográcas
Amato, Luciano – Diversidade e Inclusão em suas dimensões – São Paulo. Literare Books International, 2022.
Harvard Business Review - https://online.hbs.edu/courses/core/
Sontag, Susan, 1933 – Diante da dor dos outros: tradução Rubens Figueiredo – São Paulo. Companhia das Letras, 2003.
Segundo pesquisa “2022 Trends in Public
aairs”, da Bloomberg Government, que

-
pactarão a área de public aairs em 2023, a
forma de se relacionar, fazer advocacy e en
-
gajar stakeholders políticos serão os maiores

lista de preocupações e prioridades destes

A análise, publicada em julho último e reali
-

da área de public aairs e lobby nos Estados
Unidos, mostra um cenário de preocupação
     
poder dos negócios em engajar a audiên
-
cia certa. Como prioridade para 2023, 67%
dos entrevistados dizem que desenvolver
o relacionamento é uma prioridade, como
também 48% acreditam que este tópico é
    
      advocacy


Isso porque os Estados Unidos passaram
pelo chamado Midterm Elections, cuja vota
-
ção ocorreu em 8 de novembro. Além disso,
o cenário pós-pandemia trouxe impactos
que são demonstrados também pela pesqui
-
sa “2022 Trends in European Public aairs”,
publicada em setembro último, e realizada
pelo Public aairs Council.
Segundo esta pesquisa, para 86% dos entre
-
vistados, as reuniões virtuais com os formu-
ladores de políticas públicas devem perma-
necer mesmo após um cenário de pandemia.
Ao mesmo tempo, os respondentes têm uma
preocupação quanto ao impacto e efetivida
-
de destas.
A comunicação como ferramenta para
engajamento e advocacy em 2023
ARTIGO
30
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
Beatriz Gagliardo
Presidente da Associação Mulheres RelGov+
e Head de Relações Governamentais e
Assuntos Públicos na Árvore
31
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
ARTIGO
Fazendo agora um recorte para o Brasil,
vivenciamos a mesma situação, cenário
pós-pandemia, muitas reuniões virtuais sen-
do normalizadas para relacionamento, aca-
bamos de passar por eleições proporcionais
e majoritárias e teremos uma boa mexida na
composição dos governos.
Sem entrar na análise política e da correla
-
ção dos eixos de poder de nosso governo,
quero me concentrar aqui principalmente

-
ções governamentais pode (e deve sempre)
se valer, na minha opinião, para o engaja
-
mento de suas audiências e, principalmente,
     
grandes políticas públicas: a comunicação.
Não estou puxando sardinha para meu lado,
já que sou jornalista, mas é que verdadei
-
ramente acredito no poder do storytelling/
storydoing da comunicação para políticas
públicas com base em evidências, da mídia
como ferramenta estratégica, e das inova
-
ções para comunicação por ter visto na prá-
tica seus impactos para tomada de decisões.
Além disso, estamos cada vez mais conec
-
tados pelas redes sociais, internet e, como
já disse em outra oportunidade de artigo,

-
xos informacionais, de alta velocidade, co-

    
impacto na tomada de decisão.
Neste arcabouço, permeia claramente a res-
ponsabilidade e a ética nas relações e infor-
mações passadas para sua audiência, tanto
é que já temos decretos e resoluções fede
-
rais que determinam as decisões de políticas
públicas com base em evidências, bem como
análises de impacto para a melhor avaliação
e oitiva das partes interessadas.
O movimento de responsabilidade das em
-
presas, o ESG, trouxe também um elemen-
to positivo para estas relações, o que ajuda
muitas empresas a melhorar suas conexões,
engajamento e seu Storytelling.
O que quero dizer é que teremos que re
-
forçar as formas de comunicação com estes
públicos usando recursos algumas vezes não

são muito poderosos, considerando as rela
-
ções que desejam rápida absorção de infor-
mação, por meio das tecnologias e relações
virtuais.
Dessa forma, acredito que as informações e
materiais jornalísticos, artigos, pesquisas e
análises, as histórias que conectam, os víde
-
os e áudios, podcasts, novas formas de fazer
o tradicional powerpoint para apresentações
virtuais que não façam o interlocutor morrer
de tédio, position papers e policies one pages
serão, mais do que nunca, nossos grandes
aliados para 2023.
-
çaram uma luta para que a população passasse a
ter direito a serviços de atendimento e assistên
-
cia aos agravos e doenças. Lideraram um movi-
mento que foi responsável por pensar e modelar
o atual sistema de saúde brasileiro. Eles con
-
seguiram que a saúde deixasse de ser um com-
promisso da equipe de um governo: garantiram
constitucionalmente que se tornasse um direito
de todo cidadão e um dever do Estado. Saúde é
uma política de Estado.
Por mais de três décadas, o Brasil tem investido
esforços para a construção de uma política pú
-
blica de acesso universal e igualitário aos servi-
ços para promoção, proteção e recuperação da
saúde. A Constituição Federal de 1988 instituiu
o Sistema Único de Saúde (SUS), que traz como
princípios fundamentais universalidade, integra
-
lidade e equidade.
O Estado brasileiro é, portanto, responsável
pela prestação de serviços de saúde a 100% da
população e alcançou, desde a criação do SUS,
importantes avanços em indicadores de saúde:
aumentou o acesso aos serviços e reduziu as de
-
sigualdades regionais; a expectativa de vida ao
nascer aumentou de 70,2 anos, em 2000, para
75,9 anos, em 2019; a taxa de mortalidade in
-
fantil diminuiu em 60%, de 30,3 mortes por 1 mil
nascidos vivos em 2 mil para 12,4 mortes por mil
nascidos vivos em 2019; e a taxa de mortalidade
materna também apresentou redução de 13%
no mesmo período.
O Brasil é referência mundial em programas de
prevenção e imunização, na estratégia de saúde
de família e em alta complexidade, a exemplo do

Apesar dos avanços, por inúmeros fatores, in
-
cluindo o acesso e satisfação, 24% da população
Relações governamentais na saúde:
ação política em defesa de direitos
ARTIGO
32
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
Tacyra Valois
Diretora de Relações Institucionais no
SindHosp e diretora do Comitê de Saúde
na ABRIG (Associação Brasileira de
Relações Institucionais e Governamentais)
33
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
opta por possuir planos de saúde para atendi-
mento e assistência na rede suplementar. Desta
forma, o sistema público passa a atender 76%
da população. Estes 24% de usuários da saúde
suplementar, entretanto, ainda permanecem
no atendimento SUS em serviços de proteção à
saúde, a exemplo dos prestados pela Anvisa e o

e, em sua maioria, os transplantes e tratamentos
de hemodiálise, entre outros. Portanto, 100% da
população ainda é usuária do SUS em alguma di
-
mensão.
Olhar e entender o ecossistema da saúde como
um complexo econômico e industrial, como um
setor com importante oportunidade propulsora
do desenvolvimento socioeconômico, é funda
-
mental. O setor de saúde se destaca na geração
de empregos, alternando a primeira ou segunda
posição entre os que mais contratam no país. Se
-
-
tística (IBGE), movimenta por ano 9,6% do Pro-
duto Interno Bruto (PIB). Tomando como base
o PIB nacional de 2021, de R$ 8,7 trilhões, che
-
gamos a um montante de R$ 835,2 bilhões, in-
cluindo investimentos públicos das três esferas
de governo, do setor privado e despesas diretas
das famílias. Dos 9,6%, as despesas assistenciais

-
pondem a 7,4%, ou R$ 643,8 bilhões.
Entendemos que o SUS é composto por toda
esta cadeia produtiva e carece de atenção e su
-
-
tais e Institucionais (RIG) de forma ampla, pois
as decisões políticas impactam em toda a cadeia.
Na ponta, porém, na percepção do usuário são a
prestação de serviços de saúde, o acesso, o aten
-
dimento e a resolubilidade que contam.
Numa acepção e entendimento macropolítico,
precisamos construir uma agenda composta não

-
neração tributária e trabalhista, mas também de

investimento em inovação, o desenvolvimento
de startups, e a prestação de serviços e redução
de gargalos de acesso.
O Colégio Brasileiro dos Executivos da Saú
-
de (Cbexs) trouxe para discussão este ano no
Congresso Nacional dos Executivos de Saúde

de fazer com que este sistema de saúde se man-
tenha como direito de todos e que seja, de fato,
tratado com as deferências de uma política de
Estado. Precisamos avançar na direção não só de
maior qualidade do serviço prestado e mais fácil
acesso do cidadão, mas também ampliar a agen
-
da de debates para repensar o sistema, seu mo-

limites da saúde suplementar.
Discutir uma reformulação do SUS, para que seja
perene, inclusivo e sustentável, exige ações in
-
tersetoriais, intervenções transversais. Nesse
-
tais, também como uma atividade de utilidade
pública tem um grande espaço para tornar-se
-

as ações para o reposicionamento deste debate.
ARTIGO
FALA, ASSOCIAD@!
34
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
O Congres-
so Nacional
ganha cada
vez mais
protago-
nismo e a
renovação
da casa em 2023 representa
-
sionais de relações gover-
namentais. Com uma menor
concentração de partidos,
espera-se que esse novo ce-
nário facilite o trabalho de
defesa de interesses”.
Wagner Parente – Conse
-
lheiro Jurídico do IRELGOV
e CEO da BMJ
“Sou espe
-
cialista em
Imigração
Laboral há
mais de 40
anos e 2022
represen-
    
esta atividade. De um lado,
empresas internacionais se
reorganizando para supe-
rar a crise global provocada
pela Covid-19. Do outro, as
empresas brasileiras com
operações internacionais na
mesma linha, ou seja, como
atender estas expectativas
com governos se reorgani-
zando? Já 2023 se mostra
com uma perspectiva muito
grande: nós temos percebido
nos últimos seis meses uma
procura crescente em nosso
   
empresarial, o que leva a nos
prepararmos para esta luz
importante que se aproxima

João Marques - Sócio Funda
-
dor da EMDOC e HRS
“2022 foi um
ano intenso
e que deman
-
dou senso de
urgência em
razão do ex-
tenso calen-
dário do Brasil e do mundo.
Foi o primeiro ano de fato
com a cultura do modelo
híbrido de trabalho, e nes-
    
adaptação a gestão do tem-
po e a priorização de temas
foram fundamentais. Para
2023, além da transição po-
lítica e administrativa que
marcam o calendário, acre-
dito que ampliar e exercitar
o networking com os colegas
-
damental para compartilhar
visões e cenários e trocar ex-
periências.”
Egon Schaden Júnior - Dire
-
tor-executivo da Associação
Nacional de Certicação
Digital – ANCD
Ainda sen
-
timos em
2022 os
efeitos da
pandemia
e da ativi-
dade re-
mota nas
relações governamentais. A
reconstrução de um modelo
híbrido, com o fator ‘gover-
no de transição’, novo xadrez
político, e maior presença
física no fortalecimento dos
relacionamentos e estraté
-
gias serão os grandes desa-

Gustavo Bernard - Coor-
denador de Comunicação
e Analista Sênior de Rela
-
ções Governamentais da
Dominium Consultoria
35
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
EVENTOS IRELGOV EM 2022
Almoço com associados - Março de 2022
Ciclo de Debates Eleições Brasília - Setembro de 2022 Ciclo de Debates Eleições SP - Setembro de 2022
Encontro de Jovens Relgov - Agosto de 2022
Almoço com associados - Abril de 2022
Palestra do presidente do IRELGOV Jorge Lima
na ESPM em SP - Novembro de 2022
36
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
EVENTOS IRELGOV EM 2022
II Congresso Internacional do IRELGOV - Maio de 2022
37
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 04 - DEZEMBRO
O IRELGOV dá as boas-vindas aos seus novos associados
EMPRESA CIDADE ADMISSÃO
Representante(S)
FUNDAÇÃO RENOVA Belo Horizonte 27/09/2022
Flávio Chantre
ELETROBRAS Rio de Janeiro 14/10/2022
Pedro Roberto Guimarães Pinheiro
BLUE SOLUTION GOVERNMENT INTELLIGENCE Brasília 19/10/2022
Romero Jucá Filho
Renata Araujo Ferreira
Rodrigo de Holanda Menezes Jucá
Rosilene de Brito Pereira Jucá
YARA BRASIL São Paulo 17/11/2022
Caliel Calves da Costa
NOVOS ASSOCIADOS IRELGOV
ASSOCIAD@S EMPRESA ADMISSÃO CIDADE UF
    
    
   
    
    
    
    
    
   
   
    
    
    
    